quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Primeiras Impressões - Eu, A Medicina

Olha eu aqui denovo!

*Não deixem de conferir a primeira postagem, nela vocês encontram a apresentação do blog! (http://coletaneaestreita.blogspot.com.br/2013/01/mas-o-que-e-isso.html)


Agora vim, oficialmente, me apresentar hehe. 
Como já disse, me chamo Carlos Eduardo. Tenho 20 anos, e sou acadêmico de Medicina. Moro em Juiz de Fora, uma cidade de porte médio no interior de Minas Gerais. 
Desde pequeno tenho essa necessidade em escrever, expressar, falar. Fiz muitos anos de Teatro, tentei ser ator da Globo (quem nunca, né?), ser militar, Engenheiro e hoje curso o segundo ano de Medicina. Meio sem nexo tudo isso, não é? Até que não. Na vida é assim mesmo. Começamos com uma ideia e ela vai mudando, com o passar do tempo nossas prioridades se estreitam, nossos amigos se vão, outros vem, nossos circulos sociais se transformam. 
Mas espera aí, esse meu texto está meio 'Caio Fernando Abreu', né? hehehe 

Bom, nem tanto, tirando a filosofia, o romantismo das ideias, é isso mesmo. A vida é composta de mudanças, e nós lutamos diariamente para muda-la, tudo no intuito de um crescimento. Foi aí que eu cheguei na Medicina, eu queria crescer. Mas não financeiramente, eu queria crescer como pessoa. E nessa carreira eu sinto que estou podendo fazer o que sempre quis, vejo que posso ajudar. E tenho certeza que em qualquer profissão isso é possível. Cada um ajuda, cresce e faz o que pode, na medida que lhe cabe. 



Meu primeiro post é dedicado ao meu labor diário, meu amor idealizado. Sim, esse post não é só para eu me apresentar, vou falar um pouco sobre ser estudante de Medicina.
Quem nunca no auge dos seus 15 anos pensou: 'Ah, meu Deus, e agora o que será de mim? O que eu vou ser? Já estou entrando no ensino médio, e não sei fazer nem uma Equação Algébrica, daqui 3 anos tem ENEM, esse ano tem PISM!! Vou pirar,quem poderá me defender? SOCORRO!'
É, todos já passamos por isso. Cada um em um grau de intensidade. A transição Ensino Médio - Ensino Superior, talvez seja a fase mais cruel e crucial da vida de um jovem estudante. Noites sem dormir, namoros indo pro ralo, a cobrança própria, a cobrança dos pais, dos tios que a gente nunca viu, e aparecem no dia daquele resultado ruim na prova e te perguntam 'E aí, meu querido, passou, né?' e você tem que engolir amargo e dizer: 'Não foi dessa vez.' 
Mas faz parte. Eu passei por 3 vestibulares até aqui. E digo, vale a pena. 
Que conversa de pai a minha, né? É, pode ser, mas é sério, tenho certeza que todo mundo ao ler isso  vai se identificar, dar algumas risadas, e lembrar de alguns momentos peculiares que passamos nessa fase. 
Em breve vou tentar publicar um:"Guia de sobrevivência do estudante na fase dos vestibulares." 
Agora vem a parte boa (rs) vou falar do meu curso! Vem comigo!

MEDICINA
"É a ciência que investiga a natureza e as causas das doenças humanas, procurando sua cura e prevenção. A saúde humana é o objeto de estudo do médico. Ele pesquisa e trata disfunções e moléstias, escolhendo os melhores procedimentos para preveni-las e combatê-las."

 De acordo com o Conselho Federal de Medicina, no Brasil atualmente existem 330 mil médicos. Achou muito? Que nada, no Brasil é 1 médico para cada 578 habitantes, já nos Estados Unidos tem-se 1 para cada 411 pessoas. A meta brasileira é chegar como os Norte-Americanos e para isso precisarão ser formados mais 100 mil médicos!! Boa notícia, né? Quer dizer que a demanda precisa ser suprida por mais profissionais, logo necessita-se de mais universitários e, então as chances para os vestibulandos aumentam. Apesar da concorrência, eu já disse, vale a pena!



De acordo com a Matriz Curricular da minha faculdade, o curso divide-se da seguinte maneira: 
A duração mínima é de 6 anos e máxima de 9 anos. São aproximadamente 50 alunos por turma, e a carga horária total do curso é de 7.980h . Esse tempo é dividido em:
• Disciplinas Obrigatórias: 4.540h
• Disciplinas Optativas: 120h
• Prática: 2.340h
• Teórica: 2.200h
• Estágio Curricular Supervisionado: 2.840h
• Programa Integrador: 320h
• Atividade Acadêmica Complementar: 160h
• Total do Curso: 7.980h


O Curso é divido em 3 momentos: O Ciclo Básico, o Ciclo Clínico e o Internato! Com 2 anos de duração cada etapa. 
Nós atuamos em UAPS,Unidades de Atenção Secundária, Policlínicas e Unidades de Pronto Atendimento. 
O  objetivo do curso é: "Desenvolver profissionais capacitados para o exercício da Medicina, com excelência técnica, visão ética e humanística, capazes de análise crítica e reflexiva do conhecimento científico, com aplicação no reconhecimento das necessidades de saúde da população individual e coletiva e com habilidade de compartilhá-lo num processo permanente de aprender e ensinar, com responsabilidade social na construção do Sistema Único de Saúde - SUS."

É tanta coisa que eu tenho para falar do curso, nesse pouco tempo que estou lá, que um post não será suficiente, por isso, a princípio fica essa visão geral, eu volto depois falando a minha impressão pessoal. 

Vou linkar para vocês um teste muito interessante e bem lúdico (eu já fiz, rs) do "Guia do Estudante". E ah! Pra quem ainda está correndo atrás da vaga em uma universidade o site tem muita coisa útil, fica a dica!
http://guiadoestudante.abril.com.br/testes-vocacional/teste-medicina-mesmo-minha-opcao-506885.shtml
E aqui, um guia da carreira médica: http://guiadoestudante.abril.com.br/profissoes/saude/medicina-690586.shtml

Até mais!

5 comentários:

  1. vou acompanhar seu Blog, hehe...também faço medicina - vou para o s4, mas minha grade curricular não é dividida em disciplinas e sim em módulos...a gente vê clínica e ciências basicas tudo junto e misturado. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oba! Continue acompanhando é sempre muito bom novos visitantes! E comente sempre que desejar!
      Entendi, conheço esse sistema de módulos, ele é bem diferente, vou atualizar a postagem e colocar um pouco sobre o sistema de módulos! O blog está no inicio, mas sempre que eu puder irei atualizar com diversos assuntos!
      Em breve farei um post sobre a 'primeira aula de anatomia' acho que o momento mais esperado por todo calouro da saúde! rs!
      Abração, até mais

      Excluir
  2. Olá Carlos, me identifiquei com suas histórias. Bem legais! Na minha faculdade funciona em módulos também, baseado no PBL. Já estudei numa metodologia "tradicional" e realmente tem algumas diferenças :)

    ResponderExcluir
  3. Entendi! Irei fazer um post só sobre a PBL! Abraços

    ResponderExcluir
  4. Oiê, Carlos Eduardo! Moro e estudo em Montes Claros, também no norte de Minas. Sou acadêmica de Medicina na UNIMONTES. Suas publicações são muito interessantes. Estou bem ansiosa para ler seu post sobre PBL, que é o método adotado aqui.

    Abraço.

    ResponderExcluir

Deixe aqui sua mensagem! Dicas e críticas são sempre bem vindas! Agora todos podem comentar, não precisa ter login!
Abraços