sábado, 5 de janeiro de 2013

Fuscas, New Betlees, Porsches!


Hoje vim aqui compartilhar com vocês um assunto bem peculiar... PACIÊNCIA e AUTOCONTROLE. Quem nunca perdeu né? 


Pois é, na faculdade então, precisamos delas em dobro. Vejamos.
Você sempre almejou ser universitário, não dormia, estudava 48h por dia, seu lazer era fazer sudoku. Queria entrar na faculdade e se tornar gente, porque cá entre nós, antes, no cursinho, ensino médio, não nos sentimos seres humanos. Achamos que isso só vai acontecer quando estivermos na tão sonhada graduação. Ainda mais se você for o refratário de todos os seus amigos. Aquele que está prestando um vestibular muito concorrido, e já está quase formando em outro ensino médio de tantos anos no cursinho. Mas não se engane, depois que passar no vestibular, você entrará no estágio calouro/bicho/novato na sua instituição, e sua credibilidade... 
Bem, imagine que você é um carro (acabei de lembrar do meu professor de fisiologia que fazia analogias de construções/mecânica com o corpo. Rs), mas você é um fusquinha. Seus professores são Porsches (não sabe o que é um Porsche? Ok, agora você vai saber. Seus professores são Camaros Amarelos, melhorou? Hehehe). Os veteranos são new beetles.... Quase ninguém quer ter um fusca. Pode ter seu charme e tudo mais, porém faz muito barulho, pode dar defeito a qualquer momento, então é melhor ficar com o pé atrás. Entenderam onde quero chegar? Pois é. Quando somos calouros é difícil termos a credibilidade para emplacar qualquer coisa. Não que seja impossível. Eu tinha um projeto sobre Transtornos Psiquiátricos antes mesmo de entrar na faculdade, e queria de qualquer forma coloca-lo em prática. Olha, ou você tem muita boa vontade, persistência, ou desista. Tem que correr atrás, fazer com que alguém se convença que você já não é tão fusquinha e tá quase virando um new beetle – sim, o new beetle é um fusca power master de última geração, tem todo o design de um fusca, mas sem o barulho, sem o risco de defeito e muito melhor – ai, meu amigo, pequeno ser, com certeza seu projeto vai para a frente. O meu foi, mas infelizmente, depois estacionou de novo. Tem coisas que não são feitas para darem certas no momento que queremos, só depois. 


 Tudo isso mexe com nossa paciência, autocontrole e persistência. E muitos desanimam. São tantos ‘nãos’ antes do ‘sim’ que acabamos nos colocando em Xeque, tanto nossa capacidade, quanto a confiança de terceiros em nós. Mas não precisa ser assim. Temos que treinar essas áreas, porque na vida elas serão colocadas à prova, a todo tempo!

Que tal pensarmos em soluções para desenvolver um autocontrole melhor? Veja o que eu encontrei navegando por aí: 
1 - Pratique, pratique, pratique: novidade? Ahaha Nenhuma, né? Só praticar. Quanto mais ‘nãos’ melhor será o ‘sim’. Tente assim, pegue algo durante uma semana que você faz em excesso. Pare de fazer. Pare de assistir televisão, não coma fora de casa ou mantenha as coisinhas tecnológicas fora do seu quarto para dormir melhor. Quando você perceber que foi uma moleza abrir mão do hábito por uma semana, já vai se sentir mais preparado para desafios maiores... Simples, né? Também achei, curti. Irei tentar. Vou largar o facebook (vish, acho que não. Ahahah) 


2- Vá se distrair. A gente sabe que quando a tentação está na sua frente é complicado dizer não. Entretanto, se você puder distrair-se e evitar pensar sobre a maldita que fica ali, seduzindo seu olhar, talvez seja o suficiente para manter você longe de fazer besteiras. Sim, besteiras. Às vezes queremos tanto algo que não sabemos mais o que fazer, talvez nem estejamos preparados, mas queremos, e ai trocamos os pés pelas mãos. Então, pare e pense um pouco. 


3 – Cuide-se. Todo mundo que se despede de mim termina a frase com um ‘Se cuida, garoto!’ Eu fico pensando, será que eu sou tão desleixado? Ou é a feiura? Vai ver tão me mandando fazer um tratamento estético pra melhorar um pouco, né? Haha Não. Acho que não, como eu disse nos primeiros posts, sou um pouco agitado demais. Então estou sempre fazendo alguma coisa, na visão de muita gente isso pode parecer loucura. Quem não deve achar que eu sou meio louco? Só outro louco. Então fica a imagem de que vou pifar a qualquer momento. E não é mentira. Muitas vezes preciso tirar umas horas sozinho, pensar um pouco, recarregar a bateria, e voltar à ativa! Então não se esqueça ‘você é a maior empresa do mundo e pode evitar que ela vá à falência’


Nossa. Que papo de autoajuda foi esse agora? Rs. 

Negócio é o seguinte, eu quis falar desse tema um pouco, porque é algo que aflige o mundo numa escala que nem a Escala Richter consegue medir. Vivemos 24h/dia preocupados. Seja com o que comer daqui a pouco, com o que vestir amanhã, com a prova do mês que vem ou com qualquer assunto.  Na faculdade em especial, sinto muito destruir seu sonho meu amigo, as preocupações triplicam! Se você que ainda não chegou lá fica sonhando com um American Pie, pode ir desistindo. Mudando seus pensamentos, para o choque não ser tão grande. Quando estamos no ensino médio/cursinho, por mais longo que seja, é muito mais tranquilo e calmo que um semestre de faculdade, principalmente o 2º período. Experiência própria. (Não sei o que acontece no 2º período que tudo fica tão extenso, difícil e cansativo, todos os cursos são assim, meus amigos sempre reclamam).
Mas não desanime pequeno gafanhoto! Sempre passamos por isso, diariamente. Seja persistente. Busque o que tanto deseja! E conheça-se! Fica a dica!

Hoje é sábado! Vamos curtir uma folguinha! Ahahah

Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua mensagem! Dicas e críticas são sempre bem vindas! Agora todos podem comentar, não precisa ter login!
Abraços