sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

A primeira vez a gente nunca esquece!

Pequeno ser, se você pensou ao ler o título da postagem que eu ia falar sobre isso mesmo que você está imaginando... se enganou! Vim aqui para falar um pouco sobre a primeira aula de anatomia de um universitário! haha

Acho que quando finalmente a ficha cai e nos damos conta de que estamos na universidade, o primeiro temor é: "Será que vou aguentar ver gente morta? Vou desmaiar? Vomitar? Morrer também?" e depois: "Se isso acontecer eu tenho que largar o curso, né? Sou um fracote!" Parou, parou, parou. Vamos parando com os pensamentos por aqui! Nada disso! É totalmente normal um enjoo. O cheiro forte do formol afeta muita gente, alguns desmaiam mesmo! A morte é uma situação delicada, isso pode tirar algumas noites de sono sua.  Mas isso não quer dizer que você deve largar o curso, nem que és um fraco. Vamos por partes. Vou contar minha história a vocês.



Eu entrei na faculdade, e as aulas já haviam começado a 1 mês. Não conhecia ninguém. Todos já estavam um pouco enturmados, após o almoço seria a primeira aula de anatomia prática. Eu finalmente ia ver o o morto. Não sabia o que pensar, a única coisa que fiz foi seguir as instruções dos colegas: "Você trouxe seu Atlas? Pega um na biblioteca que vai precisar!" 
Bom, calouro, 'sozinho', meio perdido e eufórico nos primeiros dias de aula, fui a biblioteca, peguei um atlas e resolvi ir mais cedo para conhecer o laboratório. Chegando na porta de vidro a primeira impressão foi de 'Arghh, que cheiro é esse? Meus oolhosss' haha, sério, descobri que meu olho além de míope é sensível a formol. Mas não senti enjoo, já era um avanço. Entrei, estava 'vazio'. Digo 'vazio' porque lá na última bancada jazia um pano branco recobrindo algo, e eu sabia o que era, era o cadáver. Ai Deus, é agora que ele levanta e sai correndo atrás de mim? atormentando minha vida para toda a eternidade? Não. Não é. Dei uma volta pela sala, olhei as peças sintéticas, e escolhi uma bancada, deixei meu atlas ali, voltei até a porta onde, na parte externa, existiam algumas placas de vidro. A que mais me chamou atenção foi a 'Oração ao Cadáver'. Vish, comecei a ler, o cadáver estava conversando comigo! Ai Deus. Vejam o que ele me dizia:
"Acorde estudante! Estás tão absorto... Afinal, aqui dentro, qual de nós é o morto? Calma! Não te assustes, sou eu quem te fala, mesmo porque só restamos nós dois nesta sala! Pega aí o seu banquinho,te acomodes aqui... Põe de lado estas pinças, guarde o teu bisturi! Fiques bem à vontade, bata um papo comigo. Pois,  já que estudas em mim, quero ser seu amigo!  Já faz tempo que espero esta oportunidade de ouvir seus  lamentos, escutar tuas verdades. Sei que estás com problemas, eu já pude notar, o que é que há meu garoto, não vais mais estudar?  Eu me lembro, no início, eras tão sonhador, tu te chegavas, me estudavas com  tanto fervor, que eu pensava comigo, este aí tem valor. Há de ser bom médico, nunca vai ser DOUTOR.  Mas, depois suas visitas foram rareando. Tu me olhavas de lado, ias te esquivando, e nos dias de aula, quando as manhãs iam altas, na  presença de todos eu sentia sua falta.   Sei que tens bons motivos, isto lá é verdade, mas,  vê se deixas de lado  esta sensibilidade! Sim, eu sei que é um sentimento belo e profundo,  mas do que adianta, tu vais mudar o mundo? Não, não te preocupes, não te julgo vadio, sei que tu tens orgulho, sei que tem teu brio, sei que tua revolta não é comigo, e sim, contra este ensino arcaico e falido, desumano e irreal que te é impingido. Mas escuta menino, dê a volta por cima, veja quanta beleza tem esta medicina! Estas coisas de agora são ossos do ofício, valoriza a vitória, o maior sacrifício. Tome em mim um exemplo, meu irmão querido, retroceda no tempo, que hás de me dar razão. Imagines, eu vivo e tu já formado, tendo a oportunidade de me haver curado. E a gente batendo este papo em total alegria, sem que eu tivesse deitado nesta pedra fria.
Êpa, que é que eu estou vendo, estás chorando garoto? Vamos enxugar o pranto deste rosto maroto, levante a cabeça e me dê um sorriso, reaja com raça que isto  é preciso, vá lá fora e te cubra com raios de sol, se te virem chorando, diz que foi o formol. "
Na verdade, quero confessar uma coisa a vocês. Eu fiquei bastante emocionado depois que li essas palavras, e pensativo, veio aquela história toda da morte na minha cabeça, como lidar com isso, e os valores de um estudante, da medicina, do ser humano. Voltei para a sala meio apático. Sentei na minha bancada e fiquei olhando sem ler para as imagens do atlas. Logo tudo foi se enchendo. A professora chegou, e veio me conhecer. Além de mim existiam mais alguns novatos, e nós formariamos uma 'ilha isolada' na mesma bancada, éramos os refratários, segundo a mestra. E não poderiamos ser jogados em meio aos outros estudantes para não ficarmos assustados. Ela estava certa. A ideia do morto já me assustava, imagina ser jogado com o morto no meio de várias pessoas que eu não conhecia muito bem. Assim foi indo a aula, e nada de me mostrarem o falecido. Só peças sintéticas. 
Até que um dos professores levantou a manta que cobria o cadáver e disse para nos aproximarmos. Eu fui correndo, peguei uma luva, uma máscara, bisturi, porta agulhas, tesoura, pinça, linha.. Mentira,rs. Só coloquei uma máscara e uma luva. Ele disse que podia por a mão! Uau! 
Eu fui direto no abdomen, e com toda a minha ingenuidade e voracidade levantei a capa de gordura,pele, peritonio, enfim, que havia ali, para ver por dentro, queria ver órgão! 
Ai que amargura só de lembrar, nunca, NUNCA faça isso! Eu levantei as camadas do abdomen com tanta rapidez que esqueci do formol que havia ali dentro. Idiota. Sim, muito! Senti meu olho queimar no mármore do inferno! Que tristeza. Como doeu essa experiência. A sorte é que eu não fui tão cabeçudo e não resolvi limpar os olhos com as mãos de luvas, cheias de formol também. Rs. Tentei secar no jaleco, o que não adiantou muito. Fui ao banheiro, me lavei, respirei e voltei a sala. Agora com mais calma pude ir olhando o cadáver, mas sempre com  a mesma euforia. 'Olha o fígado! Olha o estomago! Não espera, isso é um intestino! Esofago... Ih, que confusão, é tudo igual, tudo junto. Nunca vou aprender nada disso, quanta coisa' 
Realmente são muitos nomes, muitos detalhes, mas a Anatomia é fascinante. Eu achei que não ia aprender, e óh! Já acabei anatomia básica e especial!E agora faço parte da Liga de Anatomia da minha faculdade!
Legal, né? Todo mundo no final dá conta. É uma ótima matéria.
Gostou da história? Como eu sobrevivi a isso tudo? Bem, vamos lá, vou dar algumas dicas para isso. 

1 -  Tenha um ATLAS! Existem muitos atlas conjugados ao livro texto, e alguns apenas de imagens. Eu indicaria o Netter, Sobotta ou Prometheus. Se você tem uma grana sobrando, um orçamento bacana compre um Prometheus, jamais irá se arrepender. É o melhor, tudo nele é perfeito, Imagens, explicações, fluxogramas. Tudo! Agora se sua grana tá curta, não deu para comprar um atlas.. Vá a sebos, pesquise na internet, compre de algum formando, alguem de outro período, e se não der mesmo, faça xerox! E depois é só colorir. Bem interessante, né? Você ainda aprende. Eu tinha um atlas, mesmo assim sempre eu e alguns amigos xerocavamos outros atlas que estivessem com uma figura melhor, iamos colorindo, era muito eficaz para gravar!





2 - Se possível tenha um Livro de Anatomia Clínica. O Moore é o melhor. Tem também o Fatini e o Gray. Porém, as vezes deixam um assunto a desejar. Use o Moore e você evitará danos. Se não puder comprar, xeroque. Vale a pena resumir os capítulos para aprender. (Site do Prometheus: http://www.atlasprometheus.com/page.aspx?pid=3 )

3 - Use a tecnologia a seu favor! A internet dispõe de diversos recursos para isso. Desde jogos, atlas digitais a blogs que tratam dos assuntos. Vou linkar para você o BioDigital Human, é um programinha online muito divertido, onde é possível visualizar todo o corpo em 3D! E você ainda pode ir nomeando as estrturas. http://www.auladeanatomia.com/site/
Uma página da web muito legal, que explica tudo muito bem é a "Aula de Anatomia" http://www.auladeanatomia.com/site/
Além desses existem canais no youtube, e jogos online. Só pesquisar.

4 - Não deixe a matéria acumular. Tente estudar sempre o que a professora deu na aula. Faça alguns resumos, desenhos, tudo que for lhe ajudar na última hora, véspera da prova. Se deixar acumular você pode até dar conta (eu já deixei, me arrependi, rs) mas não faça isso, porque o sofrimento não compensa. Você fica noites sem dormir, não tira uma nota boa, e fica com a consciência pesada. 

5 -  Vá estudar no anatômico sempre que puder, tire foto das peças se possível. Aqui é o coringa do negócio! Eu usava meu tablet para fotografar todas as peças, assim como diversas pessoas na sala. Fazia legendas e ia olhando na hora de estudar. É simples, mas facilita MUITO!  

5 dicas SIMPLES, mas que poucos seguem, e ajuda MUITO! Se você está começando vale a pena seguir, se está na metade comece agora!


Depois volto  com mais dicas de anatomia e conto como foi entrar para a Liga, e mais algumas histórias divertidas!

Em breve o "Guia do Vestibulando"

Até mais!

10 comentários:

  1. muito legal sua iniciativa.... parabéns..
    Rosely

    ResponderExcluir
  2. Oi, Rosely! Muito obrigado!
    Conitinue acompanhando e comentando!
    Até mais!

    ResponderExcluir
  3. Carlos, MUITO bom seu blog, gostei demais e super me identifiquei com essas histórias!! POR FAVOR continue postando kkkkkkkk

    ResponderExcluir
  4. Que bom Muriele! hahaha :)
    Irei fazer uma nova postagem, com uma nova história assim, essa semana! E sempre que eu puder continuarei postando!
    Continue acompanhando!
    Até mais

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Gostei muitão do blog, Carlos (Como faço para seguir??). Sou vestibulanda e amo ler blogs de vestibulandos e estudantes de medicina.
    Continue postando e, se possível, divulgando para os vestibulandos lá na página VESTIBULAR DE MEDICINA DEPRESSÃO.
    Tô curiosa para ler o 'Guia do Vestibulando'.
    Abaços

    ResponderExcluir
  7. Oi, Haissa! Muito obrigado! =D
    Para seguir basta adcionar a sua lista de blogs, lá na conta do Google se vc tiver uma! Caso contrário é só seguir a página no face, lá eu aviso sempre quando posto algo novo!
    Sempre que eu fizer um novo post, irei divulgar na página de vocês :D
    E o guia do vestibulando sairá em breve, mais tardar semana que vem, já que é um assunto peculiar e estou tratando com carinho hahaha
    abraço, continue acompanhando e ate mais!

    ResponderExcluir
  8. Oi!
    Tava pesquisando a respeito dos Atlas de Anatomia pela internet, achei seu texto e acabei lendo tudo!! hahaha =D Muito legal sua história!!!Gosto de ler e por um momento estava sentada naquela bancada olhando o livro sem ler e pensando na morte.
    Você podia escrever um livro, sabia?Você leva jeito!
    Júlia

    ResponderExcluir
  9. Eu escrevi isso: Achei bem legal a postagem. tem que pensar que tudo faz parte da vida inclusive a morte, e isso não tem risco nenhum, vc não vai matar a pessoa, pois ela já tá morta!!!! Seja otimista e siga em frente, pense que tudo faz parte e é necessário para que seu aprendizado seja completo e sua formação profissional seja ótima, você vai ser um exelente profissional e vai salvar muitas vidas . Não se espante, vai dar tudo certo. lembre-se que "A coragem não é a ausência do medo, mas saber superar nossos medos." Beijos e Boa Sorte!!!!

    ResponderExcluir
  10. Dizer que o Gray deixa a desejar foi errôneo !!! O verdadeiro Gray's anatomy esgota os assuntos de forma impressionante, é referencia mundial em questão de anatomia, melhor ainda do que o Moore. E quanto aos atlas, não acho Prometheus uma boa opção , as imagens não são tão realistas quanto as do Netter e do Sobotta, que, para mim , são os melhores !

    ResponderExcluir

Deixe aqui sua mensagem! Dicas e críticas são sempre bem vindas! Agora todos podem comentar, não precisa ter login!
Abraços