terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Faça-os sorrir, ao menos uma vez

Esse texto foi extraido do Medicina Depressão, e escrito pelo Residente Bruno Porto. Uma das maiores lições que já li, de um valor gigantesco, assim resolvi compartilhar com vocês!

"Quando cheguei no quarto andar, na ala da Neurologia, há quase 2 anos, adentrei um espaço mais antigo com corredores escuros, onde escutava os gemidos de dor do pós-operatório neurocirúrgico. Aquilo fez meu coração tremer.
Vi então pacientes com cabeças partidas, costuradas, edemaciadas, e chamou minha atenção um moço de 23 anos (que retirou um tumor agressivo no cérebro) próximo da alta hospitalar.
"Dr., saindo daqui eu vou me casar!!". E mostrou-me a foto de sua linda noiva.

Disse isto com as lágrimas retidas em seus sulcos da face deformada. Seu olho direito, cego e quase para fora, também brilhava a esperança e a coragem que só o amor traz. Seu sorriso torto, puxando o ar a todo segundo para não cair a saliva, era o mais endireitado de toda a Terra.

No mesmo dia internei uma paciente que ficou na cadeira de rodas em questão de dias por conta de uma inflamação auto-imune na coluna, e depois de 8 horas de viagem extenuante (vinda do norte de Minas, de uma subárea miserável) sua boca seca transparecia agonia.
Ela não me deu boa tarde. Na doença seu marido a abandonou, embora tenha jurado "na doença e na morte" na frente do padre.

Meu maior desafio, além de descobrir a doença dela, foi devolver-lhe o sorriso no rosto- tal qual conheci naquele rapaz de outrora. Consegui, depois de dias.

Aquele rapaz de valor e coragem faleceria alguns meses depois, nos braços de sua amada (...)
...e serviu não só de modelo para todo o resto da minha residência, que está na reta final... como para todo o resto da minha vida. E toda a luta, todo o sofrimento que eu vejo todos os dias e noites intermináveis, todas as pessoas que eu vejo chorando baixinho frente a diagnósticos incuráveis pelos corredores urgem em minha cabeça a seguinte ordem, suavizando meus nervos-
(...)
"Faça-os sorrir ao menos uma vez, como se fosse a eternidade, custe o que custar"

2 comentários:

Deixe aqui sua mensagem! Dicas e críticas são sempre bem vindas! Agora todos podem comentar, não precisa ter login!
Abraços