segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Dissecando o PROUNI!

Fala galerinha! Hoje vim falar para vocês um pouco sobre o PROUNI. 

Você que tem o sonho de entrar em uma faculdade, porém não tem condições de arcar com todos os custos, além das universidades públicas, o governo te dá a alternativa de cursar uma particular com bolsa de 50% ou 100% pelo PROUNI, ou realizar um financiamento estudantil (FIES) de 50% ou 100%. (O FIES será assunto para outro tópico)


Nessa época do ano, após a realização do SISU, inicia-se o processo de inscrição do PROUNI. E como ele funciona? Primeiro é necessário ter participado do Enem 2012, aplicado para milhões de estudantes em todo o país nos dias 03 e 04 de novembro. A seleção para as vagas é de acordo com o desempenho obtido no exame. Mais do que isso, além de ter participado do exame só poderá se inscrever no Prouni 2013 o estudante que alcançar nota média de 450 pontos e nota maior do que zero na redação. ‘Carlos como que eu faço a média para saber minha nota, toperdido!?’ Calma, é simples, basta você somar todas as cinco notas alcançadas nas quatro áreas e de conhecimento e na redação e dividir o resultado por cinco.

Agora com sua média em mãos, leia como funciona tudo: http://siteprouni.mec.gov.br/ aqui está  a portaria normativa que o MEC lança para explicar o processo. O primeiro passo é fazer sua pré-inscrição. Preencha todos os dados com fidelidade a verdade, e aos documentos que você possui. No campo de renda, coloque fielmente a renda, sendo pré-selecionado, no momento da entrevisto, você será questionado por cada informação dada, e a sua ficha de pré inscrição feita no site será aberta e conferida. 

Em relação a renda, o critério é: “Estudantes com renda familiar de até um salário mínimo e meio POR PESSOA (ou seja, não é a renda total da família, para saber a renda per capita, você deve somar todas as rendas e dividir pelo número de integrantes da sua família) poderão concorrer às bolsas integrais e estudantes com até três salários mínimos por pessoa poderão concorrer às bolsas parciais de 50%.”

Quanto a situação pregressa: Para se candidatar às vagas o candidato precisa ainda ter cursado todo o ensino médio em escola pública ou em instituição particular, desde que comprove condição de bolsista integral. Para comprovar essa bolsa você deve ir na instituição que estudou o E.M e pedir um documento comprobatório de sua situação. Mas não deixe isso para a última hora. 

Você que é professor da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica e integrando o quadro de pessoa permanente de instituição pública, poderá também concorrer, porém, neste caso os candidatos podem concorrer somente a bolsas nos cursos de licenciatura, normal superior ou pedagogia e nestes casos não é exigida a comprovação de renda.

Assim como acontece no Sistema de Seleção Unificada – Sisu, no Prouni também são divulgadas a partir do segundo dia de inscrições as notas de corte de todos os cursos. A nota de corte é a menor nota dentro de um número estabelecido de vagas. Se forem 08 vagas, por exemplo, a nota do oitavo candidato será a nota de corte para o curso até aquele momento.
No caso de empate nas notas do Enem, o desempate entre os participantes inscritos será determinado de acordo com a seguinte ordem de critérios:
  • maior nota na prova de redação;
  • maior nota na prova de Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias;
  • maior nota na prova de Matemática e suas Tecnologias;
  • maior nota na prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias;
  • maior nota na prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias.
Durante o período de inscrições os candidatos podem alterar suas opções de curso caso não possuam nota suficiente para seleção. Portanto a atenção do estudante deve estar no máximo e o acompanhamento das notas de corte deve ser diário. Nunca se sabe se a nota mínima será ultrapassada até o último dia de inscrições.
Geralmente, 700 pontos é uma nota mínima média muito satisfatória, com boas chances de classificação nos cursos mais concorridos, seja para bolsas integrais ou parciais. Medicina fica entre 714, em instituições com bons créditos. Já nas instituições mais concorridas o ponto de corte é um pouco mais alto, girando em torno de 730-740. Porém, não desanime, existem 2 chamas e após isso a lista de espera. Mas fique atento! Você deve manifestar o interesse na lista de espera, através do site. Isso acontece logo após a segunda chamada.

Para ter uma base, confira aqui as notas de corte para MEDICINA nos anos de 2012 e 2011:


Uma boa notícia? O PROUNI tem bolsas sobrando! Por quê? Bom, apesar do número recorde de inscritos nas últimas chamadas, nem todos os estudantes conseguirão comprovar os critérios exigidos pelo programa. Essa é a segunda etapa do processo, talvez a mais complicada e mais burocrática. 

Após se inscrever e ser pré-selecionado, você irá passar pela entrevista com o coordenador do PROUNI na IES, ou, passará por um processo seletivo interno na instituição (esse processo nada mais é que uma avaliação simples sobre o estudante. Costumam não cobrar conhecimentos avançados, geralmente é uma redação, mas vale se certificar na faculdade para saber como funciona). 

Nessa entrevista é pedido ao estudante a comprovação dos documentos exigidos no processo. Para isso o PROUNI lança um edital de documentação necessária, porém, algumas instituições pedem documentos a mais ou a menos. Então, se você foi pré-selecionado, tá esperando o que? Pega logo o telefone e liga para a sua IES, pergunta onde encontra a relação de documentos, quando será sua entrevista, tira todas as suas dúvidas. Com os documentos em mãos, faça duas copias simples e uma autenticada, e vá a sua entrevista! Boa sorte!

Aqui você confere algumas instituições que possuem sites especializados no PROUNI com informações importantes!




Algumas dicas para quem tá muito nervoso com tudo isso:

- Acalme-se. É o primeiro passo, se você não fizer isso vai acabar esquecendo documentos, datas e informações importantes. Portanto, mantenha a calma. 

- Confira, reconfirma, triconfira os documentos depois de recolhidos, faça mais que 2 copias simples, e mais que 1 copia autenticada, além da copia autenticada leve todos os originais , se assim você se sentir mais confortável. Mas não se apavore, isso é só para que você fique calmo e seguro, na verdade não são necessárias tantas copias, e com a autenticação em mãos, muitas vezes não é preciso o original. 

- Seja cara de pau e chato! Não tenha medo do coordenador da sua IES. Ligue quantas vezes for necessário para lá e procure saber todos os detalhes do processo. Entre no site da instituição, entre em comunidades no facebook, e grupos! Procure se informar, e não deixe nenhuma brecha para questionamentos. 

- Cuidado! Não minta informações, você pode ser pego com a boca na botija, logo na entrevista. Muitos coordenadores são expertos e sabem com quem estão lidando, se eles duvidarem de qualquer informação irão pesquisar na hora, ali mesmo, na sua frente. 

- Separe a documentação com o máximo de antecedência possível, alguns documentos demoram de 3 a 7 dias para ficarem prontos, portanto não deixe para última hora.

- Não foi aceito? Não desanime. Algumas instituições são muito rigorosas, e exigem além do que se pode conseguir no prazo que eles dão. Mas, não sendo selecionado peça a justificativa, eles irão dar os motivos. E você irá correr atrás do prejuízo. Além disso, tem a segunda chamada e lista de espera. 

- Muitas pessoas desistem da bolsa, tente entrar em contato com elas pelo facebook. Procurar saber se já se matricularam, se irão realmente cursar, etc. Já disse, seja chato, persistente, só assim você será selecionado. 

- Mantenha a educação na hora da entrevista. Por vezes os coordenadores do PROUNI tem um tom de ironia na voz, e te desafiam, costumam até falar que tens que tomar cuidado com a perseguição dos colegas quando souberem que és PROUNI. Tudo mentira. Seja firme, não se deixe abalar por isso, é tudo teste de paciência. As instituições procuram pessoas decididas, firmes e que não se abalam por pouco, então seu lado emocional será testado. Mas não se apavore. Ninguém persegue ninguém, muito pelo contrario, os alunos do PROUNI geralmente são muito respeitados, pois possuem um rendimento muito bom e se destacam. 

No mais, se for aprovado comemore! Comemora muito! É um processo muito árduo e trabalhoso, que traz no fim grandes recompensas! O sabor de ser aprovado depois de todo esse trabalho é inexplicável. Se não foi aprovado, não desanime! Corra atrás do que ficou deficitário neste ano, e com certeza ano que vem será seu!


Calouros!!!


Espero que as dicas sejam válidas, e possam ajudar a muitos! Boa sorte!

Até mais!


8 comentários:

  1. Aí vai uma dica para os próximos posts: fale como um acadêmico de medicina pode melhorar o seu currículo!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado, Claudia!! Continue acompanhando! :)

    ResponderExcluir
  3. Anonimo, é uma pena você nao ter se identificado, para eu poder agradecer! Porém, obrigado pela dica, um post a respeito deste assunto ja esta sendo preparado para esses dias, com a dica, talvez eu o antecipe!
    Fique ligado! Até mais

    ResponderExcluir
  4. Muito bom.
    Pena que não posso ser beneficiada pelo Prouni. Se pudesse, com certeza já estaria na Universidade :/
    Obrigada por esclarecer de forma simples o sistema :)

    ResponderExcluir
  5. Outra dica, já que elas são bem-vindas pra você: Faça um post falando sobre Trabalhos Científicos, que, de certo modo, complementa o post sobre como um acadêmico de medicina pode melhorar o seu currículo.

    ResponderExcluir
  6. Obrigado, Haissa! Infelizmente nem todos podem participar, porém o governo também oferece o FIES! Nele os critérios são menos rigorosos! :)

    ResponderExcluir
  7. Anônimo, quanto aos trabalhos científicos é um caso a se pensar, uma boa dica!
    Creio que os abordarei de forma geral no meu post, pois estes merecem um post especial. Além do que cada instituição de ensino adota uma forma de trabalho academico, não podendo generalizar tanto, porém farei o que puder em relação a isso!
    Abraços!

    ResponderExcluir

Deixe aqui sua mensagem! Dicas e críticas são sempre bem vindas! Agora todos podem comentar, não precisa ter login!
Abraços